A importância da prática de atividades físicas na prevenção do câncer

Balança x saúde. Essa relação assusta muita gente e, grande parcela da população tem uma visão errada sobre o assunto. Não é de hoje que se sabe que magreza não é sinônimo de saúde, porém, é importante lembrar que a obesidade também não.


Uma vida equilibrada é fator inquestionável para uma vida saudável. Há quem ainda acredite que a gordura é apenas um depósito de energia, mas, na verdade, o tecido gorduroso participa ativamente do nosso metabolismo e exerce uma grande interferência nos níveis dos hormônios circulantes.


A obesidade já era vista como “vilã” para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, e, atualmente, também é reconhecida por estudiosos como fator de risco para o desenvolvimento de 13 tipos de câncer. São eles:


  • Esôfago
  • Estômago
  • Fígado
  • Mama
  • Rim
  • Bexiga
  • Útero
  • Cólon
  • Reto
  • Mieloma Múltiplo
  • Leucemia Mielóide
  • Pulmão
  • Cabeça e Pescoço


Com base nesses estudos recentes, a Dra. Christina Brito, fisiatra e coordenadora do Centro de Reabilitação do Icesp, ressalta a importância de se combater a obesidade, com uma receita infalível: uma revisão no cardápio e disposição para praticar atividades físicas.


Estudos clínicos recomendam pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada distribuídos na maior parte dos dias da semana, sendo que o ideal é manter uma rotina mais ativa possível, incluindo ações simples, como caminhar ou até mesmo subir e descer escadas.


“Vale reforçar que é fundamental consultar um médico antes de dar início a qualquer tipo de treino, tanto para maior benefício quanto para segurança”, comenta Christina.


Então, preparado para dar início a mudanças de estilo de vida? Inscreva-se na Icesp Run 2018 e venha caminhar ou correr com a gente pela saúde.


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